Conhecendo um pouco o CENINT e o Colégio Estadual Landulfo Alves

O CENINT – Centros Interdisciplinares e o Colégio Estadual Landulfo Alves fazem parte do Complexo Educacional Jequitaia – Centro Múltiplo Oscar Cordeiro. O Colégio Estadual Landulfo Alves funciona nos três turnos, atendendo a 2.532 alunos, distribuídos em 90 turmas, com aulas ministradas por 148 professores. E o CENINT desenvolve suas atividades educacionais ministrando diversos cursos livres e oficinas de complementação à escolarização de alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino, como: Redação, Inglês, Espanhol, Francês, Arte cultura e turismo, Arte e produto, Educação Matemática, Educação alimentar, Informática, Dança, Artes plástica, Cultura corporal, Música, Design gráfico, Teatro, Telemarketing, Arte e desenho, Moda, Estamparia e Recreação. São 29 professores da Secretaria da Educação distribuídos pelas diversas oficinas e cursos.

As TIC

O uso adequado dos recursos das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação em ambientes de aprendizagem integrados onde haja espaço para cultura, arte, ciência e técnica, pode vir a desenvolver uma visão crítica, criativa e cooperativa da utilização dessas novas ferramentas de forma que se possa adotar atitudes não diretivas ampliando assim a iniciativa, autonomia e a capacidade criativa dos alunos, onde é possível respeitar o ritmo de cada um, em situações de aprendizagem que surgem do próprio aluno e não impostas pelo professor.

O computador e suas ferramentas, a saber: internet jogos, salas de bate-papo, msm, ferramentas de buscas, dentre outros, revolucionou o mundo da informação e abriu novos canais para a comunicação entre as pessoas, fornecendo matéria prima para o conhecimento e para novas possibilidades de vínculos interpessoais. Sua presença, para Seymour Papert, significa o fortalecimento de muitas culturas de aprendiza

gem e para que se cultive o respeito aos diferentes modos de ser de cada aprendiz.

Ainda no dia 18!

A turma 1V7 com a professora Judynei, fez várias pesquisas na internet sobre a temática de seu projeto: “A Estética da ética, da saúde e da arte, num olhar filosófico”.

Rodando... AÇÃO!

Os alunos da turma 1M3 em momento de produção!

Dia 18 de novembro...

A primeira turma a visitar o laboratório de acordo a programação do dia, foi a 1M3, juntamente com a professora Olívia para o desenvolvimento do Projeto 1: Seres vivos e o meio ambiente. Os alunos pesquisaram em vários sites imagens e textos sobre Cadeia alimentar e começaram a desenvolver seus slides.


















O segundo grupo foi a turma 1M1, também sob a mediação da professora Olívia.

Algumas das atividades realizadas nos dias 11 e 12 de novembro de 2008


Com o incentivo do Professor Manoel, os alunos do Projeto Cultura Afro/Pontos Turísticos de Salvador, iniciam suas pesquisas no laboratório.

















É visível a satisfação dos alunos em desenvolver as atividades!




Os alunos do Projeto: Trabalho, Justiça e Cidadania, também tiveram a oportunidade de utilizar os computadores e não perderam tempo!










Pesquisaram sobre os direitos dos trabalhadores.

Projetos do CENINT e do Colégio Estadual Landulfo Alves

Em meu primeiro dia de visita, dia 04 de novembro, após uma boa conversa com a simpática coordenadora Mônica, fui apresentada pela mesma, ao diretor Sávio Costa Conceição, que assim como a coordenadora Mônica, recebeu o projeto de braços abertos, mostrando-se acessível e prestativo para o bom andamento das atividades.


Ainda na noite do dia 04, devidamente apresentada pela coordenadora pedagógica Ignêz Sena Cunha, fiz a primeira apresentação da proposta do NTE vai a escola aos professores presentes naquele turno. Muitos professores se mostraram curiosos e interessados em participar do projeto, colocando suas dificuldades, fazendo perguntas e tirando suas dúvidas.


No dia 05, tive a oportunidade de conhecer as outras duas coordenadoras pedagógicas do matutino e vespertino: Nelcy Miriam Pitombo e Kuuehn e Judésia de Oliveira Viana. As coordenadoras também viram e importância do projeto e se colocaram a disposição para qualquer necessidade e se mostraram comprometidas no incentivo aos professores envolvidos nas atividades.


Após a exposição, podemos inscrever alguns professores e seus respectivos projetos para participação do programa NTE vai à escola, são eles:

Projeto: Seres vivos e o meio ambiente

Professora de Biologia : Olívia Ribeiro de Jesus Neves

Projeto: A Estética da ética, da saúde e da arte, num olhar filosófico.

Professora de Filosofia: Judney Dias

Projeto: Eletricidade

Professor de Física: Sandro Fernandes

Trabalho, Justiça e Cidadania

Mini-curso de Redação - Professora Elida Ladeira Reis Costa

Mini-curso de Inglês: Marco Antônio Estrela

Oficina: Artes Visuais Ricardo Ribeiro da Cruz

Projeto Cultura Afro/ Pontos Turísticos de Salvador

Mini-curso e oficina de Turismo - Professor Manoel Paulo da Silva Graça

Mini-curso de Espanhol - Professora Eli Lago Gonçalves

Projeto:Meio ambiente: projeto de pesquisa na cidade de SSA

Professora de Biologia: Lucélia Cardoso dos Santos