Conhecendo um pouco o CENINT e o Colégio Estadual Landulfo Alves

O CENINT – Centros Interdisciplinares e o Colégio Estadual Landulfo Alves fazem parte do Complexo Educacional Jequitaia – Centro Múltiplo Oscar Cordeiro. O Colégio Estadual Landulfo Alves funciona nos três turnos, atendendo a 2.532 alunos, distribuídos em 90 turmas, com aulas ministradas por 148 professores. E o CENINT desenvolve suas atividades educacionais ministrando diversos cursos livres e oficinas de complementação à escolarização de alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino, como: Redação, Inglês, Espanhol, Francês, Arte cultura e turismo, Arte e produto, Educação Matemática, Educação alimentar, Informática, Dança, Artes plástica, Cultura corporal, Música, Design gráfico, Teatro, Telemarketing, Arte e desenho, Moda, Estamparia e Recreação. São 29 professores da Secretaria da Educação distribuídos pelas diversas oficinas e cursos.

As TIC

O uso adequado dos recursos das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação em ambientes de aprendizagem integrados onde haja espaço para cultura, arte, ciência e técnica, pode vir a desenvolver uma visão crítica, criativa e cooperativa da utilização dessas novas ferramentas de forma que se possa adotar atitudes não diretivas ampliando assim a iniciativa, autonomia e a capacidade criativa dos alunos, onde é possível respeitar o ritmo de cada um, em situações de aprendizagem que surgem do próprio aluno e não impostas pelo professor.

O computador e suas ferramentas, a saber: internet jogos, salas de bate-papo, msm, ferramentas de buscas, dentre outros, revolucionou o mundo da informação e abriu novos canais para a comunicação entre as pessoas, fornecendo matéria prima para o conhecimento e para novas possibilidades de vínculos interpessoais. Sua presença, para Seymour Papert, significa o fortalecimento de muitas culturas de aprendiza

gem e para que se cultive o respeito aos diferentes modos de ser de cada aprendiz.

Filosofando... com a professora Judiney






O que é estética?

A palavra estética vem do grego: αισθητική ou aisthésis = percepção, sensação. Estética é um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerada bela, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como as diferentes formas de arte e do trabalho artístico; a idéia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes.

O belo e o feio: a questão do gosto

Ao belo reserva se o direito de ser o gosto individualizado, democraticamente eleito por cada indivíduo. Ou ainda poderíamos chegar ao senso de que "tudo aquilo que depende do gosto e da opinião" pessoal não pode ser discutido: O tal do "Gosto não se discute", nessa condição o belo transfigura sua condição de objeto.

Em tal dualidade o belo seria aquilo que agrada a maioria, ou simplesmente o universal? Injustificável intelectualmente? Ou o belo é simplesmente abstrato, uma situação momentânea de prazer?

Nenhum comentário: